top of page

Guia para Construção de Ligas

Introdução e Organização
            O objetivo da criação desse guia é facilitar e indicar novos rumos para a criação de ligas acadêmicas no curso médico.

 

        ​Em síntese, uma Liga Acadêmica é uma entidade primordialmente estudantil, tendo em sua frente um grupo de alunos com o objetivo de se aprofundar em determinado tema e sanar demandas da população. Os estudantes definem seus rumos ficando a cargo do professor a orientação das atividades desenvolvidas.

        Diferentemente do que algumas pessoas pensam, as ligas acadêmicas não são grupos de estudos, elas se baseiam em um tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão; e a partir destes pilares as atividades são realizadas e programadas. Simplificadamente, esses temas levam ao aprendizado e à produção, consequentemente a maioria das ligas acaba desenvolvendo projetos de promoção em saúde, que é um dos principais objetivos da atividade por se tratar do principal instrumento de prevenção e cura, segundo dados do SUS.

As atividades de extensão principalmente, abrangem os processo de integração entre as matérias e de conhecimentos gerais, pois os acadêmicos estarão participando de um projeto que lhes fornece conhecimento atrelado a novas informações, senso crítico, bem como raciocínio ciêntífico.

 

      Por onde começar?

     Para criar uma liga estruturada e capacitada, é necessário um grupo de estudantes empenhados, que tenham interesse comum em determinado tema e pelo menos um professor da área para orientá-los. A escolha do tema não deve ser muito específica para que ele possa ser abordado e estudado de maneira ampla, nunca se limitando a detalhes.

      A forma mais democrática para a criação de uma liga é montar um processo de seleção entre os candidatos, caso haja um número de interessados acima do esperado. Porém, vale ressaltar que o objetivo das ligas é ampliar sempre que possível suas capacidades para abranger um maior número de interessados a fim de elevar sua qualidade e seu desenvolvimento.

 

     Autonomia: Todas as ligas vinculadas ao D.A.M.U tem total autonomia para exercer suas atividades e projetos, porém todas as informações e resultados obtidos devem ser repassados para controle e emissão dos certificados. Desse modo, o COLIG representa um apêndice do DAMU, responsabilizando-se pela coordenação destas atividades.

        Projeto: O projeto deverá ser montado juntamente com o orientador responsável e neste caso, ele será a melhor pessoa indicada a dar auxílio.

 

REQUISITOS PARA A LEGITIMAÇÃO DA LIGA:

  1. Ser composta por alunos matriculados em curso de sua instituição;

  2. Dispor de diretoria formada exclusivamente por alunos, estando, pelo menos um dos alunos, matriculado no curso de Medicina de sua instituição;

  3. Dispor de, ao menos, um professor ou um médico orientador da sua área de atuação e pertencente à instituição com a qual sua Liga está vinculada.

  4. Ser regulamentada por meio de Estatuto ou Regimento a ser entregue para seu diretório/centro acadêmico, seguindo os modelos propostos.

 

         Algumas normas internas do D.A.M.U:

        1. Novas ligas NÃO SERÃO QUALIFICADAS caso o tema escolhido já seja um tema de uma das ligas pré-existentes;

​        2. NÃO SERÃO QUALIFICADAS ligas que se limitem a um único grupo de acadêmicos, sem que haja renovação dos membros;

​        3. NÃO SERÃO QUALIFICADAS ligas que desrespeitem as normas estabelecidas e o Guia Para Construção de Ligas;

​        4. SERÃO DESQUALIFICADAS ligas que desrespeitarem estas normas antes e após a afiliação.

 



Afiliação

       Segundo o Estatuto Social do Diretório Acadêmico de Medicina Dr. Valter Curi Rodrigues, Capítulo V – DA COORDENAÇÃO DE LIGAS (COLIG), seguem abaixo as normas para a afiliação das Ligas Acadêmicas à coordenação de ligas.

 

       Toda Liga Acadêmica vinculada ao DAMU, terá que seguir rigorosamente as normas estabelecidas por este, no qual cada liga declarará que estará de acordo com as propostas, as quais serão pré-estabelecidas nesse documento.

        É de responsabilidade das Ligas Acadêmicas:



1.      Cumprir com as normas pré-estabelecidas;

2.      Disponibilizar a cópia do Regulamento da Liga devidamente assinada;

3.      Apresentar a documentação exigida anualmente pela Coordenadoria para a validação e emissão dos Certificados;

4.      Disponibilizar a programação científica anual ou semestral da Liga;

5.      Disponibilizar os dados de todos os integrantes da Liga (coordenadores, diretoria e membros efetivos);

6.      Disponibilizar a cópia digitalizada do logotipo da Liga;

7.      Disponibilizar o projeto explicativo das atividades e do funcionamento da Liga;

8.      Realizar pelo menos um evento por ano (Curso Introdutório).

É de responsabilidade do COLIG:

1.      Cumprir com as normas pré-estabelecidas;

2.      Estar à disposição para solucionamento de dúvidas, quando necessárias, às Ligas;

3.      Representar as Ligas Acadêmicas perante relações internas e externas;

4.      Informar e atualizar os coordenadores responsáveis das Ligas;

5.      Realizar pelo menos um Simpósio de Ligas anualmente, sendo este em parceria com as Ligas interessadas.

 

       OBS.: Somente será permitida a abertura de processos seletivos pelas ligas, após a aprovação do COLIG.

 

 

Documentos Necessários:

      Aqui você encontrará os links de acesso aos modelos de documentos obrigatórios para a criação de uma Liga Acadêmica. Esses documentos devem ser entregues em versão impressa devidamente assinada e em versão digital em PDF via e-mail ou mídia ao Coordenador de Ligas.

© 2016 Diretório Acadêmico de Medicina Uniara - Dr. Valter Curi Rodrigues

bottom of page